website Ir a contenido
Envío gratuito para pedidos a partir de 39€
Envío gratuito para pedidos a partir de 39€
As Beladonas - PETTER

As Beladonas

Algumas plantas 🌿 da família Solanaceae contêm compostos tóxicos que podem ser prejudiciais na saúde dos nossos coelhos se ingeridos diáriamente.

Por exemplo, o Tomate 🍅 e a Batata 🥔 contêm SOLANINA, que podem causar graves problemas digestivos e diarreia em coelhos 🐰 , a batata pode também causar a morte se ingerida em grandes quantidades. Os pimentos 🫑, sejam eles vermelhos, amarelos ou verdes também fazem parte da família Solanaceae, que é conhecida como a família das Beladonas ☠️ e muitos dos seus membros contêm ALCALOIDES que podem ser TÓXICOS causando a médio/longo prazo sintomas como diarreia, convulsões, fraqueza muscular etc.

Devo salientar que nem todos os legumes / plantas 🌿 que pertencem a esta família são tóxicos ☠️, isto se ingeridos nas proporções correctas e com moderação, como é o caso dos pimentos vermelhos. Eles são uma exelente fonte de vitamina C, Antioxidantes, Hidratação e Fibra para os porquinhos da índia 🐹, mas não boa opção para os nossos coelhos 🐰

Tal como foi dito no post anterior, os tomates 🍅 não contêm só SOLANINA, que é um composto TÓXICO ☠️ que pode causar distúrbios digestivos e outros problemas de saúde em coelhos 🐰 se ingerido diáriamente. A solanina é encontrada em altas concentrações nas folhas e caules principalmente, mas também está presente nos tomates apesar de ser em quantidades menores.

Na minha opinião como especialista em nutrição animal, geralmente digo aos meus clientes que é melhor evitar a familía solanaceae (tomates 🍅 e pimentos 🫑), na alimentação diária dos seus coelhos 🐰.
Artículo siguiente Azedas