website Pular para conteúdo
Envios grátis para encomendas a partir de 35€
Envios grátis para encomendas a partir de 35€
O que procurar numa boa ração de coelhos? - PETTER

O que procurar numa boa ração de coelhos?

O que ver ou procurar numa ração pellets para coelhos?

À primeira vista, a escolha de uma marca de pellets pode ser um pouco esmagadora ou confusa devido à má informação transmitida por parte lojas de animais ou até mesmo de criadores. Normalmente, as lojas e grandes superfícies enchem as suas prateleiras com os alimentos que prometem ser "gourmet", "premium", "enriquecidos com vitaminas", ou que contêm "todos os ingredientes naturais" e não se tratam mais de rações em muesli ou pellets com baixa qualidade.

 

O problema é que as rações não ajudam nas despesas mensais, nem de veterinário. Ao final de um tempo, o sistema digestivo dos coelhos - maior ponto fraco dos coelhos - entra em problemas. Pode dizer-se que os coelhos têm o aparelho digestivo muito sensível comparado com cães ou gatos. A sua má alimentação é a maior causa de todos os seus problemas.
 

Para que tenham uma ideia exata de como uma boa ração é, basta olhar para a lista onde está escrita a análise nutricional e os ingredientes da mesma. Não tem nada que enganar se seguirem estes passos e nada tem a ver o tamanho do grão do nugget, pois as rações NÃO são para o desgaste dos dentes, mas sim para complementar a alimentação dos nossos coelhos domésticos. 

(para desgaste dos dentes usar e abusar do feno que tem estar sempre à descrição)

☞Fibra: A que tiver maior teor de fibra (olhar para um mínimo de 18%), geralmente é o melhor para a digestão do seu coelho.
 

☞Proteína: Um coelho adulto saudável precisa de um nível de proteína entre 12-14%, enquanto que os coelhos jovens (com menos de cinco/seis meses) precisam de um nível mais elevado de proteína de cerca de 16% para apoiar o seu crescimento rápido.
 

☞Cálcio e Fósforo: O cálcio deve ser 0,5-1,0% e fósforo 0,4-0,8%. Igualmente importante é a relação entre os dois (que deve ser de 1,5-2: 1 cálcio ao fósforo).

 

☞Gordura: 2,4-5%

 

☞Vitaminas: vitamina D 1000 UI / kg, Vitamina E 50 UI / kg, a vitamina A 10,000 UI / kg

 

☞Ingredientes: A lista de ingredientes vai ser mais ou menos na ordem da percentagem incluída. O ingrediente principal que contém e a  quantidade na sua mistura. Se olharmos para as marcas que listam “grass” que significa feno (por exemplo, feno timóteo, feno do campo ou "forrageira") em vez de de cereais (por exemplo trigo, aveia, milho ou milho) são as melhores que podemos escolher porque como o feno (grass) é mais alto em fibras e baixo em proteínas que os cereais, vão ter um equilíbrio nutricional mais adequado. 

Podemos dar exemplos de ração como  a OXBOW Organic e BURGESS EXCEL.

Encontre a ração que mais se adequa às necessidades de cada um!
 

Burgess excel Resultado de imagem para oxbow organic png
Link para compra
https://www.pet-ter.com/collections/coelhos-racao/products/burgess-excel-adult-rabbit-nuggets-with-mint-2-kg
https://www.pet-ter.com/collections/coelhos-racao/products/oxbow-bio-organic-beneterra-1-36kgs
Fonte: http://coelhopedia.wixsite.com/coelhopedia/single-post/2016/04/06/O-que-procurar-numa-boa-ra%C3%A7%C3%A3o-1
Artigo anterior Coelhos - Banho