website Pular para conteúdo
Envios grátis para encomendas a partir de 35€
Envios grátis para encomendas a partir de 35€
Coelhos - Banho - PETTER

Coelhos - Banho

Banho NÃO! Os coelhos são animais limpos e extremamente asseados, que gostam de fazer a sua própria higiene. Nunca dê banho ao seu coelho a não ser por motivos clínicos de saúde ou por algum acontecimento ocorrido que não tenha outra hipótese (como por exemplo, ter caído acidentalmente num recipiente com detergente).
Os coelhos fazem sempre a sua higiene a não ser quando estão velhinhos ou com alguma defeciência que os impossibilite de o fazer e, nesse caso, deve lavar apenas a parte traseira do coelho, nunca o corpo todo. Nesses casos segere-se muitas vezes a tosquia do animal na sua parte de trás, para melhor higiene.

Não se deve dar banho ao coelho devido a: 

- Choques térmicos;

- Stress (eles podem mesmo morrer de choque, coelhos aparentemente saudáveis ​​podem ter problemas não diagnosticados, é melhor não submetê-los ao stresse de um banho);
- Estado de choque (podem morrer do trauma);
- Possíveis quedas ou fraturas (quando o coelho rejeita o banho);

- Hipotermia;

- Fungos na pele.

 


Banho húmido: Se existir alguma parte do seu corpo que necessite de ser limpa, faça-o com toalhitas húmidas de bebé para peles sensíveis ou com uma toalhita húmida apenas com água tépida e certifique-se que a zona fica mesmo seca no final do processo.

 

Banho seco: Colocar um bocadinho de amido de milho para bebés (disponível em qualquer supermercado na seção bebé, recomendam da Johnson's de aloe vera)  e, em seguida, delicadamente pentear a parte suja com um pente fino é melhor do que um banho molhado. Muito útil para coelhinhos com defeciência ou que não se movem, a precisarem de limpeza diária. Atenção: não use pó de talco, é cancerígeno!

 

Se mesmo assim, for extremamente necessário dar banho, siga os seguintes conselhos:

- Ambiente ameno, livre de correntes de ar, coloque um aquecedor numa divisão, caso necessário, para quando sair do banho não existir diferença de temperatura.
- Deve ter à disposição toalhas para secar o coelho e para colocar no fundo da banheira para ele se sentir mais confortável e não escorregar (se tiver uma banheira de bebés à disposição, ou um recipiente que venha ser conveniente para o efeito será melhor);
- Utilize apenas água no banho, caso o banho tenha caracter urgente ou caso não tenha, utilize champô específico para coelho (procure conselho com o veterinário nesta questão);


Procedimento recomendado:

 

• Encher o recipiente com água morna, até dois/três dedos de altura.

• Quando colocar o coelho no banho, falando com ele para o acalmar.

• Não pode entrar água para os olhos, orelhas ou nariz dos coelhos, por isso não coloque água do pescoço para cima;• Caso lave com champô, coloque, esfregue calmamente e enxague com água morna para não deixar resíduos de champô.

• Para o retirar do banho, enrole-o numa toalha seca e fofinha;

• Seque bem o pêlo do coelho com várias toalhas secas, sem estarem húmidas ou frias;

 

Nota: O uso do secador deve ser evitado pois geralmente o barulho pode causar stress nocoelho, pelo que se conseguir secar todo o coelho apenas com as toalhas seria o ideal). No entanto, se for necessário, use o secador, sempre na potência mais pequena e na menortemperatura quente possível, a uma certa distância do pêlo do coelho, sem apontar durante muito tempo para o mesmo local do corpo, para ele não se queimar.

 

Fonte: http://coelhopedia.wixsite.com/coelhopedia/banho

http://rabbit.org/the-dangers-of-giving-a-rabbit-a-bath/; http://www.fuzzy-rabbit.com/hfaq.htm

           http://rabbit.org/faq-grooming/

           http://www.disabledrabbits.com/baths--cleaning.html

Artigo anterior Coelhos sénior / mature
Próximo artigo O que procurar numa boa ração de coelhos?