website Pular para conteúdo
Envios grátis para encomendas a partir de 35€
Envios grátis para encomendas a partir de 35€
Bunny Heaven - PETTER

Bunny Heaven

 

O luto.

Para muitas pessoas, é um processo bastante complicado de “digerir” e até de falar, pois ainda é considerado um tabu, é uma facada no coração, é como se lhe tirassem o chão debaixo dos pés sem aviso e por isso é muito difícil lidarem com a perda de um animal de estimação, pois essas pessoas viam os seus animais, não só como uma companhia, mas como parte da família, como um filho.

Depois existe também o outro lado da moeda, infelizmente vivemos ainda numa sociedade em que as pessoas são capazes de chegar até nós, após perdermos um coelhinho ou outro ser que as pessoas não julguem serem capazes de chegar aos calcanhares de um cão e um gato e dizer "bem, era apenas um coelho…”, o que torna ainda mais difícil para os donos fazerem o luto e falarem sobre seu sofrimento de forma a receber o apoio que precisam para começarem o seu processo de cura emocional.

Seja qual for o objeto do nosso carinho, os sentimentos de dor são os mesmos e a perda de um coelho pode ser tão traumática quanto a morte de um membro humano da família, pois aquele pequeno ser dependeu de nós por tanto tempo e deu-nos somente amor e nunca mas nunca nos fez sentir outra coisa, pois eles são puros.

Por isso esta deverá ser a altura mais triste e horrível, de se perder a coisa que mais amamos, pois infelizmente eles não são eternos, nós também não. E para os coelhinhos que percam os seus companheiros, esta também pode ser uma fase de muito sofrimento e luto para os mesmos.

O importante é arranjar apoio, poderá ser útil conversar com alguém que realmente entenda e se identifique com o que está passando, prometo que ajuda bastante chorar e desabafar para limpar a alma, só assim dará para aliviar um pouco. Também pode ajudar alguma coisa, em participar em um grupo exclusivo e apenas sobre coelhos, tal como o bunny lovers PT e conversar com outros apaixonados por estes pequenos e grandes seres, onde partilham o mesmo sentimento sobre terem coelhinhos e possam escrever palavras de compaixão sobre este assunto delicado, de forma a partilhar as suas experiências de como ultrapassaram certos obstáculos em relação a este tão delicado tema, que é a perda.


Mas seguir em frente, lutando contra todos os sentimentos do recente luto, pode ser bastante complicado para algumas pessoas e mais fácil para outras. Algumas pessoas querem seguir em frente adoptando outro coelhinho de forma a conseguirem curar a sua dor, enquanto outros sentem que precisam se uns tempos para limpar a alma, cabeça e coração e pensam, de certa forma, que estariam a trair o seu falecido coelho, ao acolher logo outro em sua casa tão cedo. O luto, pode, de qualquer das formas, demorar semanas, meses ou até anos para começar a superar a perda de um amiguinho, por isso não vale a pena se sentirem pressionados a arranjar outro logo de seguida e apenas sigam em frente quando estiverem prontos e receptivos à ideia de voltarem a acolher estes animais maravilhosos na vossa vida.

Aqui está outro tema que eu levo muito a sério, que é a saúde emocional dos animais, pois sempre tive coelhos aos pares, fora um ou outro que não gostavam mesmo de companhia, mas muita gente diz que os animais, muito menos os coelhos, conseguem sentir a dor da perda, que não chegam a sentir aquele sentimento de luto, mas eu discordo totalmente, eles sentem a falta e ficam deprimidos, até podem deixar de comer e de ter vontade de fazer o que costumavam fazer, eles sofrem sim e muito e eu já presenciei isso pessoalmente.

E se esse for o seu caso, a melhor coisa para eles é “seguir em frente e encontrar o amor” com um novo parceiro, aproveite que existem tantos para adopção a precisar e uma casa, no entanto, não sinta que obrigatoriamente tem de ir a correr arranjar outro, pois se não está pronto para acolher outro coelhinho na sua vida, mesmo que seja o melhor para o outro, não o faça, e a opção seria passar algum tempo extra com que foi deixado para trás, dando-lhe muita atenção, amor, carinho, assim será mais fácil tanto para si como para ele.

Lembre-se, você está a sofrer, está de luto e isso é perfeitamente normal, nunca esconda o que sente, pois será mais difícil superar o luto, reconheça que o seu sofrimento é verdadeiro e permita-se expressá-lo, através do diálogo, da escrita, de um desenho… quer tenha sido por morte natural ou clínica, através de uma eutanásia.

Pois fez todos os possíveis, deu uma excelente vida, cheia de amor com os melhores cuidados a nível alimentar e de saúde e principalmente que o seu coelhinho foi muito feliz consigo e estará sempre a seu lado, mas em espírito.

Dedicado a : Bubbles, Crock, honey, Nuit, Lancelot, candy e muitos mais, que partiram cedo mas deixaram tanta saudade e amor nos nossos corações. <3

27/1/2018
Ariana Coelho

Artigo anterior RHVD2 - Hemorrágica Viral 2
Próximo artigo Coelhos sénior / mature